Descobre o ingrediente-estrela dos nossos pratos
O grão, as ervilhas e o feijão, são as meninas dos nossos olhos. E temos boas razões para isso. Queres saber porque é que os escolhemos como os principais ingredientes para elaborar pratos saborosos, equilibrados e nutricionalmente completos ao pensar na nossa ementa?
Sempre que falamos de proteínas vegetais, que proporcionam tudo o que de melhor a natureza tem para nos dar, as leguminosas, por isto ou por aquilo, acabam sempre por vir à baila.
Gabriela Oliveira, autora das nossas receitas, não se cansa de nos lembrar as grandes vantagens de incluir este fantástico ingrediente como a base de uma dieta saudável, completa e com ADN mediterrânico.
Com inúmeros benefícios para a saúde, testados e demonstrados, são particularmente ricas e nutritivas, com muita fibra e pouca gordura, e uma ótima fonte de proteína 100% vegetal, que, ainda por cima, sacia a fome por mais tempo.
Como se isso não bastasse, são ainda deliciosas e super versáteis em termos culinários, para receitas doces ou salgadas! Portanto, qual era a dúvida? Nenhuma. Tínhamos de incluí-las na maioria dos nossos pratos.
Mas, porquê estas três em concreto? Fica a conhecer melhor as nossas leguminosas de
eleição.
O mestre grão-de-bico
Para além de ser uma das leguminosas mais generosas em nutrientes, como proteínas, fibra e diversos sais minerais, é rico em triptofano, que ajuda a produzir serotonina. Sabias que é conhecido a oriente como o “grão da felicidade”? É por isso.
O grão-de-bico é um dos nossos favoritos e vai passar a ser o teu também, vai uma aposta? Basta mencionar alguns dos seus inúmeros benefícios: ajuda a manter a saciedade, a controlar os níveis de açúcar no sangue, a prevenir diversas doenças crónicas, e o seu elevado conteúdo de fibra ajuda à digestão!
É uma leguminosa discreta em sabor e, por isso, muito versátil na hora de criar texturas reconfortantes ou que surpreendam a nível do paladar… Aceita muitos temperos! Por isso, vais encontrá-lo na nossa ementa em pratos tão diversos como o Caril de Legumes ou nos Legumes à Brás.
As donas ervilhas
São uma das leguminosas mais comuns na gastronomia portuguesa. Mas não é só por isso que as utilizamos nas nossas receitas. Muito versáteis para cozinhar, têm vastos e belíssimos benefícios nutricionais e para a saúde.
As ervilhas são ricas em proteínas, fibra e hidratos, e contêm uma boa quantidade de vitaminas do indispensável grupo B. São excelentes aliadas para combater o stress e reforçar os sistemas imunológico e circulatório.
A nível culinário, permitem criar texturas delicadas, suaves, muito elegantes para o paladar, e deixam-se levar pelo sabor de outros ingredientes facilitando o resultado quando queres proporcionar uma boa experiência gastronómica! Uma prova disso é a nossa fantástica Lasanha de Legumes.
O senhor feijão
Na verdade não deveríamos falar de feijão, mas de feijões! É que há muitas variedades, cores e sabores! E somos grandes fãs de todos!
Em comum, os diferentes feijões têm este valor excecional: aportam inúmeras vantagens em termos de saúde, quando incluídos de forma regular na alimentação. São aquela proteína vegetal que não dispensamos.
Ingredientes ricos em proteína, fibras, cálcio, ferro e zinco, conferem ao organismo nutrientes que fazem com que tudo funcione melhor e por mais tempo. Ajudam, por exemplo, no equilíbrio da saúde intestinal, que se sabe ser fundamental para a saúde física e mental, e têm créditos acumulados na prevenção e controle da anemia.
A nível culinário, o feijão é um favorito de mestres cozinheiros. Permite variações infindáveis de texturas e misturas de sabor, para além de uma composição visual com muita personalidade. Inteiros ou em purés, confessamos que gostamos de cozinhar a feijões! E na sua forma mais autêntica, eles conseguem ser mesmo a estrela de qualquer prato… como vais poder comprovar na nossa deliciosa Feijoada ou Enchilada!
Mais leguminosas, por favor. Pela tua saúde!
Agora que já conheces várias das principais vantagens destas leguminosas como ingrediente e nutriente, entendes porque as consideramos proteínas vegetais indispensáveis nas tuas refeições? Afinal, não é só fama. Podes (e deves) tirar-lhes todo o proveito!
Na nossa ementa, vais encontrá-las na maior parte dos pratos Veganíssimo. Sim, sim, também temos soja e tofu nas nossas receitas, mas – confessamos – as estrelas da nossa carta, são estas proteínas saídas da casca! Sem sombra de dúvida.