Quais as diferenças e o que convém saber
Já ouviste falar de alimentação plant based e de alimentação 100% vegetal, certo?
Perguntámos á Gabriela Oliveira – autora das receitas Veganíssimo – em que consistem uma e outra dieta e quais são afinal as grandes vantagens de se optar por uma alimentação à base de produtos vegetais.
Vegetariana há largos anos e autora da série de livros de receitas “Cozinha vegetariana – 100% Vegetal”, ninguém mais indicado para esclarecer as dúvidas sobre o assunto.
O que é uma alimentação “plant based”?
Como o próprio termo indica, “plant based” é uma alimentação baseada maioritariamente em produtos de origem vegetal. Ou seja, na qual a maioria das refeições são confeccionadas com ingredientes de origem vegetal, e na qual as proteínas de origem animal são muitas vezes substituídas por proteínas de origem vegetal, como é o caso das que encontramos nas leguminosas.
E uma alimentação 100% vegetal? Há diferenças?
Há uma grande diferença entre uma alimentação “plant based” e uma alimentação 100% vegetal: no primeiro caso, a dieta praticada, apesar de maioritariamente vegetal, pode ainda incluir esporadicamente alguns alimentos de origem animal; no segundo, a dieta é composta exclusivamente por alimentos de origem vegetal.
Quais os benefícios da alimentação 100% vegetal?
A alimentação 100% vegetal pode trazer vários benefícios. Para nós, para a nossa saúde, para o nosso bem estar geral e até para o nosso ânimo. Podemos mesmo dizer que é uma “cozinha feliz”, por tudo o que aporta de positivo. Além disso, tem associados benefícios muito importantes para o planeta, porque, no geral, permite uma utilização mais eficiente dos recursos naturais.
É difícil mudar para uma alimentação 100% vegetal?
É muito fácil mudar para uma alimentação 100% vegetal! A maior parte das pessoas até já o faz, sem saber, em determinados momentos do seu dia a dia. Por exemplo, um café e um pão com compota já são um pequeno almoço 100% vegetal. A grande diferença passa pela substituição da carne, do peixe ou dos ovos por proteínas vegetais, também ao almoço e ao jantar. Nada mais!
A alimentação 100% vegetal é adequada a todo o tipo de pessoas?
A alimentação 100% vegetal é adequada para qualquer pessoa ou idade, incluindo crianças, idosos ou grávidas. Tudo passa por fazer opções bem informadas e bem planeadas, de forma a que a dieta seja completa e aporte todos os nutrientes necessários. Costumo dizer, nunca é demasiado cedo ou demasiado tarde para se escolher opções mais saudáveis!
Veganíssimo tem uma ementa 100% vegetal?
Sim, porque na confeção de todos os pratos e sobremesas Veganíssimo são utilizados unicamente ingredientes de origem vegetal. Mas isto não quer dizer que não possam também ser saboreados por quem pratica uma dieta plant based ou flexi-vegetariana, ou mesmo por quem apenas procura pontualmente uma refeição mais saudável. Afinal, o nosso lema é: quanto mais “verde” se põe no prato, melhor!
Agora que já conheces mais algumas das vantagens de optar por refeições 100% vegetais,que tal provares hoje um dos deliciosos pratos ou sobremesas Veganíssimo?
Pede já!